segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Resenha de "Juventude Engarrafada", de Wilgner Murillo Santos



Nome da obra: Juventude Engarrafada
Autor: Wilgner Murillo Santos
Páginas: 190
Nota(de 1 a 5): 4


A história de "Juventude Engarrafada", de meu amigo Wilgner Murillo Santos, se resume, basicamente, em uma organização secreta - a CENPE - buscando o elixir da juventude eterna raptando menores e utilizando os seus sangues, tudo a mando do inescrupuloso Doutor X. A história possui como protagonistas a doutora Elizabete Ferrais e o detetive Tony Adolf, para tentarem parar a barbaridade feita pela CENPE, e Igor Gaspar, um adolescente de doze anos que tenta fugir das sandices do Doutor X.
"Juventude Engarrafada" possui uma boa história - bem orquestrada, com uma boa trama e bons personagens. O texto é leve, sem rebuscamentos, e a narrativa é ágil, o que faz com que o leitor leia com maior vivacidade, sem delongas cansativas e palavras de pouco conhecimento popular, embora algo particular me incomodou: o início. Tão logo começa o livro somos mostrados a diversos personagens - Igor, Willian Albuquerque, Elizabete, Doutor X, Tony, Jones Petes - , e nenhum deles se mostra ser o personagem principal, fazendo o leitor não se cativar por nenhum dos personagens, somente no final, quando a trama já se está totalmente desenrolada. E, como os segredos principais da história - quem é o vilão, seus planos e outros - foram já demonstrados logo no início do livro, o leitor sente a falta de saber qual é a trama da história, para saber como esta se desenrolará ao longo das páginas que compõem a obra.
A parte final do livro, sem sombra de dúvida, é a parte mais interessante do livro. Desde o momento em que se revela a identidade do Doutor X - que facilmente se descobre, se você usar um pouco de lógica dedutiva, embora isso não seja um fato ruim - e seu plano de não ver os segredos sujos de seu império revelados - embora isso me lembre um pouco a Umbrella Comporation, do jogo Resident Evil -, com o clímax chegando, o livro chega na sua parte mais interessante, mesmo sendo um final clichê, já esperado pelo leitor, e o leitor - neste momento - cativando por Elizabete e Tony.
"Juventude Engarrafada", sem sombra de dúvida, não deixa de ser um bom livro.

Um comentário:

  1. Já tive o prazer de ler este livro e gostei demaaaaais, muito bem escrito pelo meu querido autor amigo Wilgner. Recomendo!

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir