domingo, 19 de dezembro de 2010

O noticiário

Hoje de manhã acordei e veio a notícia bombástica, em todas as manchetes: "Depois de uma grávida de riscos, Diana morre". Fiquei surpreso com a notícia, surpreso e atordoado, não porque eu conheço alguma Diana, simplesmente pelo contrário, eu não conhecia nenhuma Diana. Saí perguntando para os conhecidos quem era a tal da Diana. Quando descobri, choquei-me: Diana é uma personagem de uma novela, que morreu quando foi dar a luz ao seu filho. Aí eu me pergunto: por que o noticiário enfoca nas coisas inúteis? Com tanto assassinato, com tanto sequestro, com tanta coisa ruim, mas também com tanta coisa boa, um presente do Papai Noel dos correios que foi dado às crianças, um abraço amigo, acontecendo, os noticiários enfoca na notícia que nenhum quer saber. Por que ninguém? Quem estivesse interessado em saber, estava assistindo à novela. Os demais, que precisaram do noticiário para ficar "informado", nada ganhou com isso.
Essa brincadeira com a morte da personagem Diana, que, diga-se de passagem, saiu realmente comentando em tudo quanto é lugar, é só uma mostra de como os noticiários enfocam em coisas "inúteis". Vira e mexe você lê a notícia, principalmente na internet: "Fulano (famoso) estava aproveitando o domingo para ir à praia". E alguém, em sã consciência, quer saber o que o fulano ou ciclano fez no dia de folga? Agora imagina se, no lugar de uma reportagem, por exemplo, sobre as ações do Julian Assange com a WikiLeaks, ou das invasões das favelas cariocas, viessem somente esse tipo de reportagem: "Fulano estava na praia no domingo"? O que você faria? Lembre-se: pouco nos importa a vida do fulano ou ciclano, é a vida deles, não a nossa. As pessoas querem saber notícias que realmente valham-nos a pena

Nenhum comentário:

Postar um comentário