quarta-feira, 27 de abril de 2011

A inteligência nos faz superiores?




Se formos analisar a teoria da evolução darwinista, diríamos, sem sombra de dúvida, que somos um ser mais evoluído que os demais animais, por possuirmos um cérebro altamente desenvolvido, proporcionando-os a inteligência. Mas, será de fato que somos superiores, somos mais evoluídos que os demais animais?
Eu vejo meu cachorro todos os dias, vivendo uma verdadeira vida de rei. Em contrapartida, nós, os seres racionais, acordamos seis e meia todos os dias, trabalhamos iguais um bando de escravos e voltamos mortos para casa. Trabalhamos finais de semana, feriados, dias santos, não importa o dia, estamos sempre lá trabalhando... sem tempo de curtir nossas vidas, nossa família... enquanto os seres irracionais vivem a vida deles como bem aprouverem, nós, os seres racionais, vivemos como escravos, de algo que nós mesmos inventamos.
Além de criar algo que tolhe nossa liberdade, ainda criamos armas capazes de matar os outros. E, como se não bastasse, cada vez mais intensificamos nossas armas, até criarmos a bomba atômica, talvez a arma mais destrutiva já criada. A troco de quê? Por que não gastar milhões e milhões com medicina, com infraestrutura, com coisas benévolas, ao invés de gastar com algo capaz de matar rapidamente milhares ou até milhões de pessoas, fora os danos ao ambiente e às gerações futuras?
Os seres irracionais, em sua totalidade, são compassivos com os animais de mesma raça. Há um sem número de manadas - zebras, elefantes, entre outros, sem brigas, sem mortes. Em contrapartida, nós, os seres racionais, vivemos o nosso dia com medo... de nós mesmos. Não podemos sair durante a madrugada sem ficar com o pé atrás de ladrões ou estupradores. Somos obrigados a construir muros em volta de nossas casas, colocar cadeados em nossas janelas, trancar nossas portas para que ladrões não as invadam. Somos obrigados a tomar muito cuidado com nossos celulares e carteiras para que batedores de carteira não os peguem. Andamos todos os dias temerosos, podemos levar uma bala perdida, alguém pode não ir com nossa cara e tirar nossas vidas, podemos ser vítimas de crimes passionais, crimes supérfluos, crimes, crimes... tanto crimes, feito por nós mesmos, os próprios seres humanos. Será, de fato, que, ao conseguirmos nossa inteligência, evoluímos... ou será que regredimos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário