segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

GUERRA



Quando somos mais novos e escutamos sobre as guerras, em especial as Guerras Mundiais, quando jogamos um jogo ou vemos um filme, vemos que as guerras são lugares eletrizantes, onde heróis vencem e derrotam o mal. Isso tudo é uma grande tolice. Ao ver qualquer relato sobre as guerras, é necessário enxergar além.
Ao contrário do que muitos imaginam, a guerra não é um lugar onde grandes batalhas são travadas e heróis vencem - não há heróis em uma guerra. A guerra é única e simplesmente uma grande carnificina - dificilmente alguém que vá ao front de batalha volta no mesmo estado.
E o pior sobre a guerra é que a mesma é um jogo político. E quem sofre é a população. O Estado, ao invés de defender sua população das mazelas do mundo, a leva diretamente até elas. Pessoas são arrancadas de seu seio familiar, de sua vida para satisfazer as sandices do governante de seu Estado - este sim deveria ir à luta - e talvez nunca mais voltem, não como eram. Guerra traz caos, destruição, sofrimento, morte, e nada de bom. Não há vencedores, somente vencidos. Ninguém ganha uma guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário